Rezar o terço é fazer um exercício de solidariedade espiritual – por meio dele existe comunhão entre a igreja e os devotos
O terço é uma tradição católica, foi criado para o povo que, ao rezá-lo, seguindo os mistérios gozosos, dolorosos e gloriosos, revejam a vida e a missão de Cristo, a história da salvação, além de desenvolver a devoção e pedir intercessão de Maria.
Mais que uma tradição, a oração do terço é uma das mais poderosas que existe. Segundo a Ir. Claudete Mendes, da Copiosa Redenção, “a oração do terço afugenta todo o mal, fala do amor de Deus. Meditar o terço é ler o evangelho”.
Rezar o terço é fazer um exercício de solidariedade espiritual – por meio dele existe comunhão entre a igreja e os devotos. Crianças, jovens e idosos, todos podem encontrar sentido na oração. “Se estiver com algum problema, reze o terço. É um ótimo alívio para a alma”, esclarece a Irmã Claudete.
O terço é uma forma de aprender a rezar. Basta segurar as contas como quem segura na mão de Maria. Irmã Claudete ensina como fazer essa oração. Reze conosco.
Passo 1:
Primeiramente, inicie fazendo o sinal da cruz;
Passo 2:
Em segundo lugar, faça um ato de confissão e, em seguida, ofereça a oração para alguém ou alguma situação. Pode ser por enfermo, uma pessoa que está passando por dificuldade ou qualquer outro motivo que você sinta em seu coração.
Passo 3:
Logo depois, segurando o sinal da cruz, no início do terço, reze a oração do Creio. Depois, na primeira conta (bolinha) maior separada, reze um Pai-Nosso. Em seguida, três Ave-Marias seguidas do “Glória”:
“Glória ao Pai, ao Filho e o Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Oh! Meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem. Amém.”
Passo 4:
A partir daqui começamos a oração dos mistérios. A cada dezena começamos com uma leitura que contempla o mistério do dia, seguido de 1 Pai-Nosso e 10 Ave-Marias. No terço, eles são separados da seguinte forma:
- Segunda e sábado: quando oramos os mistérios gozosos;
- Terças e sextas: quando oramos os mistérios dolorosos;
- Quartas e domingos: quando oramos os mistérios gloriosos;
- Quinta: quando oramos o mistério da luz.
Passo 5:
Por fim, fecha-se o terço com um encerramento e oração da Salve Rainha!
Programação na TV Pai Eterno
Segunda a sexta-feira
6h – Terço
12h30 – Terço da família
15h – Terço da misericórdia
17h15 – Terço dos Filhos do Pai Eterno
Sábado
6h – Terço
12h30 – Terço da família
Domingo
12h30 – Terço da família
Fonte: Divino Pai Eterno