O papa Francisco anunciou neste domingo (24) que viajará ao Rio de Janeiro para a XVIII Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será realizada na cidade entre os dias 23 e 28 de julho, com o lema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações”.
“Hoje, nesta Praça, há tantos jovens. Há 28 anos que o Domingo de Ramos é a Jornada da Juventude! (…) Já estamos perto da próxima etapa desta grande peregrinação da Cruz de Cristo. Aguardo com alegria o próximo mês de Julho, no Rio de Janeiro. Vinde! Vamos nos encontrar naquela grande cidade do Brasil! Preparai-vos bem, sobretudo espiritualmente, nas vossas comunidades, para que o referido Encontro seja um sinal de fé para o mundo inteiro”, disse, de acordo com o site oficial do Vaticano.
Há 28 anos, o Domingo de Ramos é considerado o Dia da Juventude pela Igreja católica, por isso o Papa aproveitou a ocasião para fazer o anúncio oficial de sua viagem ao Rio de Janeiro para participar no encontro mundial com os jovens.
O Papa Francisco havia manifestado na quarta-feira passada à presidente brasileira Dilma Rousseff seu desejo de viajar em julho ao Brasil e, se possível, também visitar o santuário de Aparecida em seguida.
Domingo de Ramos
O Papa Francisco presidiu neste domingo no Vaticano a missa pelo Domingo de Ramos, que abre os ritos da Semana Santa, na presença de milhares de jovens de todo o mundo.
O papa pediu ao jovens que não se envergonham da cruz de Cristo e acrescentou: “a levais para dizer a todos que, na cruz, Jesus derrubou o muro da inimizade, que separa os homens e os povos, e trouxe a reconciliação e a paz”.
Jornada da Juventude
A Jornada Mundial da Juventude foi criada em 1984, quando após o término do Ano Santo da Redenção, João Paulo II entregou uma cruz de madeira de quatro metros de altura aos jovens, convidando-os a levá-la por todo o mundo.
Desde então, foram realizadas edições em Roma (1985 e 2000), Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Toronto (2002), Colônia (2005), Sydney (2008) e Madri (2011).
Até a JMJ de Toronto, os encontros eram realizados a cada dois anos, a partir de Colônia passaram a acontecer a cada três, e agora volta a ocorrer após dois anos para não coincidir com a Copa do Mundo de futebol.
Fonte: G1
Assuntos: JMJ Rio2013