O Papa Bento XVI deu continuidade nesta quarta-feira, 11, ao ciclo de catequeses sobre oração, dentro do qual, dedica uma série de discursos sobre a Oração de Jesus. Dirigindo-se aos milhares de peregrinos na Sala de audiências Paulo VI, no Vaticano, o Pontífice fez uma profunda meditação sobre a oração de Jesus na última Ceia.
“Jesus olha para a sua paixão, morte e ressurreição plenamente consciente. Ele quer viver esta ceia com seus discípulos, Jesus celebra a sua Páscoa, antecipa a sua Cruz e a sua Ressurreição”, explicou.
Dando continuidade ao discurso, o Santo Padre explicou todos os aspectos da chamada “ceia do adeus” que também institui a celebração da Eucaristia.
“Qual é então o núcleo desta ceia? São os gestos do partir o pão, do distribuí-lo aos seus e do partilhar o cálice de vinho com as palavras que os acompanham e no contexto de oração no qual se colocam: é a instituição da Eucaristia, é a grande oração de Jesus e da Igreja”, salientou.
Ao explicar sobre o ápice da doação do Senhor, o Pontifice falou sobre a oração de Jesus que sustenta os discípulos e sustenta cada pessoa através do Sacramento do amor.
“A oração de Jesus, quando se aproxima a prova também para os seus discípulos, os sustenta diante da fraqueza, da fadiga de compreender que a via de Deus passa através do Mistério Pascal de morte e ressurreição, antecipado na oferta do pão e do vinho. A Eucaristia é alimento dos peregrinos que se torna força também para quem está cansado, desorientado, esgotado”, afirmou.
Fonte: Canção Nova
Assuntos: Papa