De acordo com o prelado, esses jovens são da geração que já nasceu conectada com as novas tecnologias de comunicação.
Em entrevista à Rádio Shalom, o bispo auxiliar de Lisboa, Portugal, Dom Américo Aguiar, explicou que a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023 será a primeira com os jovens “nativos digitais”. De acordo com o prelado, esses jovens são da geração que já nasceu conectada com as novas tecnologias de comunicação. Por isso, há um desafio muito instigante de preparar um evento pensando no diálogo da Igreja com eles e deles com a Igreja.
Os pesquisadores John Palfrey e Urs Gasser definiram os nativos digitais como aqueles que têm habilidades com tecnologia de informação e comunicação em diferentes contextos: por exemplo, nos relacionamentos nas redes sociais e também na procura ativa e ágil por informações e conhecimentos. Para Dom Américo, o Evangelho é o Wi-Fi, porém é preciso oferecer aos jovens a senha para acessá-lo. O bispo, utilizando as palavras do Papa Francisco, afirma que essa senha é “Cristo Vive”.
Nesse sentido, a JMJ 2023 está sendo preparada com um novo ardor, com novos métodos, permeada pela nova evangelização. Dom Américo, inclusive, agradeceu a colaboração dos missionários da Comunidade Católica Shalom que têm servido no Comitê Organizador Local (COL) desde o início dos preparativos. Confira, a seguir, a entrevista completa.
Serviço
Shalom na JMJ 2023
Data: de 01 a 06 de agosto
Local: Lisboa, Portugal
Maiores informações: @juventudesh_
Contato: +55 85 9283-6000 ( Agência A3 Turismo)
Fonte: Comunidade Shalon
Assuntos: JMJ