Os católicos da arquidiocese de Salvador (BA) acordaram cedo neste domingo, 12, para participar da caminhada penitencial. O evento reuniu cerca de 200 mil pessoas que participaram da missa campal em frente a Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no bairro do Comércio, presidida pelo arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, dom Murilo Krieger. Ao final da celebração, os fiéis saíram em procissão até a Basílica do Senhor do Bonfim.
Demonstrações de fé e devoção, além de símbolos que resumem a espiritualidade quaresmal, como a cruz e a bênção da água marcaram a Caminhada. “A cruz que nos acompanhará lembra aquela que é a marca da nossa vida. A Caminhada Penitencial já tem uma rica tradição em nossa arquidiocese e, particularmente, em nossa cidade”, disse dom Murilo Krieger.
Ao passar pelas Obras Sociais Irmã Dulce, o exercício da caridade, tão característico da quaresma foi concretizado nas doações ao hospital fundando pela beata baiana. “Eu trago para ajudar os nossos irmãos que necessitam. É um gesto de caridade para o próximo”, explica Maria Ramos, da Paróquia de São Francisco de Assis, na Boca do Rio.
A grande adesão das pessoas este ano ao evento fez com um novo momento de oração fosse vivido antes do encerramento. O terço foi rezado na praça em frente a Igreja do Bonfim, até que todo o povo estivesse novamente reunido para a benção final.
Fonte: CNBB
Assuntos: Brasil