O Comitê Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio 2013, presidido pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, inicia nesta terça-feira, 8, uma visita ao Vaticano para apresentar os trabalhos realizados até o momento na organização da JMJ.
Sobre a visita, o Bispo auxiliar do Rio de Janeiro e um dos responsáveis pela Jornada, Dom Antônio Augusto Duarte, destaca que, para a reunião, o desafio foi preparar a apresentação, por escrito, da estrutura de três aspectos importantes para a JMJ deste ano: a liturgia, a comunicação e a segurança.
“O desafio mais imediato é apresentar, tudo por escrito e de forma bem concreta, as partes dos atos centrais, no que diz respeito à liturgia, a toda parte da comunicação e também toda parte da segurança. São três grandes desafios que não são apenas uma apresentação, mas uma concretização”, explica o bispo.
Segundo ele, dois pontos que ainda ficarão em aberto são a hospedagem e o transporte. “Isso só teremos concretizações a medida que houver as inscrições. Deixamos isso muito claro para os delegados que foram ao Rio de Janeiro“.
Dom Antônio ressalta ainda o apoio que o Governo Federal tem dado para a organização da JMJ, com a liberação da taxa de inscrição para o Visto de estrangeiros, o que facilitou muito os trâmites burocráticos, e a cooperação com o Governo do Rio de Janeiro.
Fonte: Canção Nova
Assuntos: JMJ Rio2013