O mistério da Paixão de Cristo meditado na Sexta-Feira Santa é também recordado na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) durante a Via-Sacra com o Santo Padre.
A Via-Sacra, um dos Atos Centrais da Jornada, conta com a participação dos jovens que carregam a Cruz Peregrina ao longo das estações da Paixão de Cristo. Para facilitar a meditação, oPapa Francisco vai ler um texto sobre o mistério redentor preparado para a ocasião. Na JMJ Rio2013, as 14 estações da Via-Sacra vão ser realizadas na praia de Copacabana.
A Via-Sacra é uma das práticas recomendadas como exercício espiritual na Quaresma. Nela, os fiéis meditam sobre 14 pontos da Paixão de Cristo, desde a condenação até a morte na cruz. Na Sexta-Feira Santa de 2012, o Papa Emérito Bento XVI afirmou que a meditação do sacrifício de Cristo gera vida no coração dos fiéis. “A Igreja celebra, com profunda adesão espiritual, a memória da crucificação do Filho de Deus e, na sua Cruz, vê a árvore da vida – árvore fecunda duma nova esperança”, disse Bento XVI.
Durante a Via-Sacra realizada na JMJ de Madri, na Espanha, Bento XVI falou aos jovens peregrinos sobre a piedade desta prática. “Com piedade e fervor, celebramos esta Via-Sacra, acompanhando Cristo na sua Paixão e Morte”. E completou: “À medida que íamos avançando com Jesus até chegar ao cimo da sua entrega no Calvário, vinham-nos à mente as palavras de São Paulo: «Cristo amou-me e a Si mesmo Se entregou por mim» (Gal 2, 20). À vista de um amor assim desinteressado, cheios de admiração e reconhecimento perguntamo-nos agora: Que havemos nós de fazer por Ele?”, questionou os participantes.
O Papa Francisco celebrou nesta Sexta-Feira Santa a tradicional Via-Sacra no Coliseu. Clique aqui e acompanhe a meditação presidida pelo Sumo Pontífice.
Por: Radio do Vaticano
Fonte: Rio2013