Nesta quarta-feira, 7, o Papa Bento XVI acenderá as luzes da maior árvore de Natal do mundo, “sinal universal de paz e fraternidade entre os povos”, sobre o Monte Ingino, na cidade italiana de Gubbio.
A árvore de Natal tem uma base de 450 metros, 750 metros de altura e é montada todos os anos, desde 1981, por voluntários partindo da muralha da velha cidade medieval de Gubbio até a Basílica do Padroeiro, São Ubaldo, no topo da montanha. Ela cobre uma superfície de 130 mil metros quadrados composta por 300 pontos luminosos de cor verde e outros 400 de cores diversas. No topo da árvore estará uma estrela de mil metros quadrados composta por 250 pontos luminosos.
A novidade este ano é o meio usado pelo Santo Padre para acender esta imensa árvore de Natal: o Papa acenderá por tablet com sistema operacional Android que pode interagir através da Internet com um servidor web conectado à energia elétrica sistema de credor aberto. Bento XVI fará tudo isso à distância, do Apartamento Pontifício, graças a esse sistema de alta tecnologia.
Os presentes acompanharão este momento com o Papa por meio de uma vídeo-conferência que será transmitida pelo Centro Televisivo Vaticano (CTV) a partir das 17h30 (horário local). Às 18h30 (horário local) o Papa fará um pronunciamento.
A árvore de Natal da cidade de Gubbio é sempre acesa no dia 7 de dezembro, véspera da solenidade da Imaculada Conceição, em uma cerimônia com a presença de diversas personalidades italianas.
Fonte: Canção Nova
Assuntos: Papa